
Título: Lawrence Kohlberg: Ética e Educação Moral
Autor: Ângela Maria Brasil Biaggio
Sinopse: Há quase quatro décadas, o nome de Lawrence Kohlberg destaca-se como um dos mais importantes pesquisadores no campo do desenvolvimento moral, por seu trabalho teórico, pela tentativa de conciliar a Filosofia com a Psicologia no estudo da moralidade, e ainda pelas aplicações práticas de sua teoria para a educaço moral das escolas. Seguindo a linha cognitivista de Piaget, Kohlberg suplantou enfoques comportamentalistas e psicanaliticos no estudo do desenvolvimento da moralidade na criança e sua progressão ate a vida adulta. Neste livro, Angela Biaggio apresenta a sua teoria e aplicçes praticas, alem de discutir questoes sociais, como a influencia da televisao nos valores morais e os novos rumos da pesquisa sobre moralidade. O enfoque cientifico dado ao assunto e balanceado com descrições claras e aplicações concretas, interessando, desse modo, não so a filósofos e psicólogos, mas também a cientistas de diversas áreas do conhecimento e, de maneira especial, a educadores.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Lawrence Kohlberg: Ética e Educação Moral”, de Ângela Maria Brasil Biaggio, publicado pela editora Moderna, em 2002 e com 144 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Moderna
Páginas: 144
Ano: 2002
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8516034720
ISBN13: 9788516034726
Sobre a editora
Os livros da editora Moderna costumam oferecer uma experiência de leitura que combina clareza e organização, especialmente voltada para o público escolar. O catálogo privilegia obras que promovem o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, com forte alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há um cuidado evidente em abordar conteúdos de forma interdisciplinar, valorizando tanto o protagonismo do aluno quanto a formação ética e cidadã. O tom das narrativas varia entre o didático e o literário, com algumas histórias infantis e juvenis que exploram temas sociais e emocionais de forma sensível. O ritmo dos textos é pensado para engajar estudantes, alternando entre atividades práticas e reflexões, com linguagem acessível e estimulante.
