
Título: Legião dos Inconformados
Autor: Francisco de Assis Vitovski
Sinopse: Como o Rio Grande do Sul já estivesse todo ocupado, principalmente por grandes fazendeiros, essa gente subia na direção norte, em busca de terras não ocupadas. Essas famílias foram aproveitadas pelo Syndicato Farquhar e a propaganda produzida pelo mesmo despertou nos gaúchos o interesse pelas terras além do Rio Uruguai. Na mesma época, Luiz Carlos Prestes sai do Rio Grande do Sul em direção norte, com uma grande coluna militar, aflorando nos gaúchos sua herança guerreira, sugerindo também que essa Coluna seria uma força de ocupação de novas terras. Mesclou-se, então, o sangue guerreiro com o sentimento de aventura, aliando o movimento militar com a conquista das terras do norte.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Legião dos Inconformados”, de Francisco de Assis Vitovski, publicado pela editora Alcance, em 2006 e com 152 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Alcance
Páginas: 152
Ano: 2006
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788575920602
Sobre a editora
Os livros da editora Alcance costumam explorar narrativas que transitam entre a poesia e a prosa com forte apelo emocional e cultural. O catálogo revela uma predileção por temas ligados à natureza, à memória regional e às relações humanas em contextos variados, do idílico ao urbano. Há obras que privilegiam a delicadeza do verso e outras que se aprofundam em histórias de suspense ou em relatos históricos, mostrando uma diversidade de estilos que vai do lírico ao mais narrativo. O tom geral é de uma escrita cuidadosa, que valoriza a sensibilidade e o detalhamento, com ritmo que pode ser tanto contemplativo quanto tenso, dependendo do tema abordado. Essa variedade permite que o leitor encontre desde leituras mais reflexivas até tramas envolventes com reviravoltas.
