
Título: Lendas e Narrativas (Clássicos Jackson #XVIII)
Autor: Alexandre Herculano
Sinopse: Entre 1839 e 1844, Alexandre Herculano publica suas Lendas e Narrativas no Panorama e em 1851 lança-as em volume. Os contos retomam, na quase totalidade, assuntos medievais. Destacamos em nossa leitura “A Dama Pé-de-cabra”, que remete para o século XI. “A Dama Pé-de-Cabra” enquadra-se no que se convencionou chamar Literatura Popular ou Literatura Tradicional Portuguesa. Este tipo de literatura é de importância ímpar, já que, essencialmente, representa a memória de um povo. ==== Coleção "Clássicos Jackson" - VOLUME XVIII: ALEXANDRE HERCULANO - LENDAS E NARRATIVAS; PREFÁCIO DE EDUARDO FRIEIRO.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Lendas e Narrativas (Clássicos Jackson #XVIII)”, de Alexandre Herculano, publicado pela editora W. M. Jackson, Inc. Editores, em 1956 e com 439 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: W. M. Jackson, Inc. Editores
Páginas: 439
Ano: 1956
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora W. M. Jackson, Inc. Editores costumam reunir obras clássicas e textos fundamentais da literatura, filosofia e história, com uma predominância clara de traduções e seleções cuidadosas. A experiência de leitura tende a ser densa e reflexiva, com textos que transitam entre o drama clássico, a filosofia moral e a política, além de narrativas históricas e ensaios. O tom é, em geral, sério e didático, com prefácios e seleções que indicam um cuidado editorial em contextualizar cada obra. O catálogo sugere um público interessado em leituras profundas, que valorizam o pensamento crítico e o resgate de textos canônicos, especialmente em formatos de coleções organizadas.
