
Título: Linhas e entrelinhas: leitura na sala de aula
Autor: Onici Claro Flôres (Organizadora)
Sinopse: Este livro apresenta aos professores de Ensino Fundamental e Médio, bem como aos estudantes das várias licenciaturas, que, necessariamente, se interessam pelas questões de leitura - suas dificuldades e possibilidades -, reflexões e sugestões de trabalho em sala de aula, relacionando a atividade de ler à construção textual dos sentidos. Sua proposta visa a destacar o papel do leitor e a indispensabilidade de sua participação ativa, para que a leitura seja bem sucedida. A obra traz ainda propostas alternativas de trabalho escolar com o texto literário e com o texto jornalístico, por exemplo, discutindo a presença do narrador no texto literário e a argumentação e sua efetividade em situações sociais as mais diversas - na mídia e na vida diária. Em seguida, introduz-se um capítulo a respeito da leitura e LE (língua estrangeira) abordando seus aspectos neuropsicolinguísticos e as implicações pedagógicas de um trabalho centrado nesse conhecimento.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Linhas e entrelinhas: leitura na sala de aula”, de Onici Claro Flôres (Organizadora), publicado pela editora EDUNISC, em 2008 e com 216 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: EDUNISC
Páginas: 216
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8575782177
ISBN13: 9788575782170
Sobre a editora
Os livros da editora Edunisc apresentam uma leitura que atravessa temas ligados à história, à cultura regional e às transformações sociais, especialmente no contexto do sul do Brasil. A experiência de leitura costuma mesclar análises aprofundadas, como estudos econômicos regionais e reflexões sobre políticas públicas, com narrativas que dialogam tanto com o público acadêmico quanto com leitores interessados em questões sociais e culturais. O tom varia entre o mais informativo e o ensaístico, com algumas obras oferecendo também uma dimensão literária ou alegórica, o que amplia o espectro de leitores. O catálogo revela um interesse constante por temas ligados à educação, memória, desenvolvimento regional e questões sociais, muitas vezes com foco em abordagens multidisciplinares e metodologias inovadoras.
