
Título: Literatura & História: Perspectivas e convergências
Autor: Mary Louise Pratt
Sinopse: Artigos de Mary Louise Pratt, Heloisa Reichel, Flávio Wolf de Aguiar e Luis Augusto Fischer. Discussão sobre pontos cruciais do universo historiográfico latino-americano, utilizando a literatura como fonte para a produção da história, e o grande debate que se instaura quando esta abordagem é praticada.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Literatura & História: Perspectivas e convergências”, de Mary Louise Pratt, publicado pela editora Edusc, em 1999 e com 142 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edusc
Páginas: 142
Ano: 1999
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8574600040
ISBN13: 9788574600048
Sobre a editora
Os livros da editora EDUSC oferecem uma imersão densa e reflexiva em temas ligados à história, filosofia e ciências sociais, com ênfase em abordagens críticas e teóricas. A leitura costuma exigir atenção à complexidade dos conceitos, como a análise da historiografia, da cultura e das ideias sociais, muitas vezes explorando tensões entre passado e presente. O catálogo privilegia textos que dialogam com a tradição acadêmica, mas que também apresentam perspectivas inovadoras, como a antropologia histórica ou a fenomenologia cultural. Há obras que propõem exercícios pedagógicos e outras que aprofundam debates éticos e políticos, num tom predominantemente analítico e didático. Essa combinação cria uma experiência de leitura que convida à reflexão cuidadosa e ao questionamento de pressupostos.
