
Título: Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações
Autor: CLAUDIO GONCALO LONGO
Sinopse: As firmas de auditoria normalmente formam o seu próprio pessoal com a obrigatoriedade de cumprir quantidade de horas de educação profissional continuada cada ano. Este livro, que contempla os dois mais comuns trabalhos executados pelos auditores independentes (auditoria e revisão das demonstrações financeiras), certamente, será útil para se atingir o objetivo desejado. O livro está dividido em três partes. A Parte I inclui uma introdução, onde se explicam a estrutura das normas de auditoria e o processo de elaboração e aprovação delas, acompanhados da Estrutura Conceitual (abordada de forma prática para contextualizar os dois assuntos das outras duas partes). A Parte II, que representa cerca de 90% da obra, trata do assunto mais importante, que é a auditoria de demonstrações financeiras. O texto começa com um resumo executivo que deve ser lido em conjunto com um gráfico (fluxograma) para facilitar o entendimento do livro e da aplicação das normas. A leitura desse resumo permite o entendimento, de forma global, do processo de auditoria e do que está tratado nos 25 capítulos que completam essa parte. A Parte III aborda os trabalhos de revisão de demonstrações financeiras, que é extremamente importante em decorrência dos requisitos da CVM (companhias abertas) e do Banco Central do Brasil (instituições financeiras). Livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de graduação, pós-graduação ou extensão universitária em Ciências Contábeis. Obra recomendada tanto para o profissional que já atua em auditoria independente, como para aqueles que estão iniciando na profissão. O livro é, também, importante para contadores de grandes empresas de capital aberto e de atividades regulamentadas para entender o trabalho do auditor, para profissionais que atuam em órgãos reguladores (CVM, SUSEP, BANCO CENTRAL) e para advogados (processos envolvendo trabalhos de auditores independentes), assim como para outros profissionais que interagem com os auditores independentes.
Contexto da obra
Na área de Administração, livros como este costumam se ligar a gestão, estratégia e aplicação prática. “Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações”, de CLAUDIO GONCALO LONGO, publicado pela editora Atlas Br, em 2011 e com 440 páginas, integra a categoria Livros de Administração. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre leituras mais conceituais e leituras mais voltadas à ação.
Editora: Atlas Br
Páginas: 440
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8522461600
ISBN13: 9788522461608
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,400
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,40
Sobre a editora
Os livros da editora Atlas Br oferecem uma experiência de leitura marcada por rigor técnico e didático, focada principalmente em áreas jurídicas, contábeis e administrativas. A maior parte das obras apresenta análises detalhadas e atualizadas, como no Direito Constitucional e Tributário, com discussões que incluem jurisprudência e posicionamentos de tribunais superiores, o que sugere um público leitor formado por estudantes, profissionais e candidatos a concursos. Além disso, há títulos que exploram metodologias científicas e técnicas de redação, indicando um cuidado com a formação acadêmica e prática. O tom costuma ser claro e objetivo, com explicações passo a passo e exercícios para fixação, privilegiando a funcionalidade e a consulta. O catálogo reúne obras que vão do aprofundamento teórico à aplicação prática, com textos que abordam desde normas técnicas da ABNT até estratégias empresariais e gestão financeira.
