
Título: Meditaciones del Quijote
Autor: José Ortega y Gasset
Sinopse: Este libro fue el primero publicado por Ortega, en 1914, y es el punto de partida de toda su obra posterior. Sobre la convicción íntima del carácter fundamental del Quijote: su profundidad, su plenitud española, Ortega hila estas "meditaciones", concentrando en el libro de Cervantes "la magna pregunta: Dios mío, ¿qué es España?". A cien años del nacimiento de Ortega, su discípulo Julián Marías vuelve a desvelar al lector "la extraña dificultad de este libro tan fácil".
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Meditaciones del Quijote”, de José Ortega y Gasset, publicado pela editora Cátedra, em 2005 e com 263 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cátedra
Páginas: 263
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8437604818
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora CATEDRA trazem uma experiência de leitura que mescla o rigor histórico e literário com a reflexão cultural profunda. Seu catálogo inclui desde obras que exploram o passado colonial e a história da América Latina até textos que investigam tradições literárias medievais e clássicos da ficção científica brasileira. O tom das obras varia entre o ensaístico e o narrativo, com uma atenção marcada para conflitos culturais, políticos e sociais, muitas vezes abordados com densidade e complexidade. A diversidade do catálogo sugere uma linha editorial que valoriza tanto a análise crítica quanto a expressão artística, contemplando temas como identidade, memória e poder.
