
Título: Melhores Crônicas de Josué Montello
Autor: Josué Montello
Sinopse: "Josué Montello (...) deixou uma obra que engrandeceu a literatura brasileira com modelos de narrativa, figura psicológica e inesgotável imaginação, enquanto suas obras no campo do pensamento constituem outra biblioteca de grandeza semelhante.Nele, como em Mallarmé, tudo existia para se transformar em livro." -- Wilson Martins "Há coisas de pôr a gente grande - mente calada. Ah, principalmente, há enormes modos, uma maneira, um cintilar, um salto puro, um estilo: o de Josué Montello." -- Guimarães Rosa -- Manuel Bandeira
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Melhores Crônicas de Josué Montello”, de Josué Montello, publicado pela editora Global, em 2009 e com 300 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Global
Páginas: 300
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8526018019
ISBN13: 9788526018013
Sobre a editora
Os livros da editora Global apresentam uma experiência de leitura marcada pela diversidade temática e formal, que vai da poesia com jogos de linguagem e sonoridade refinada a narrativas curtas que exploram a condição humana em suas múltiplas facetas. O catálogo reúne obras que mesclam reflexão social e política, biografias, literatura infantil e juvenil com forte apelo visual, além de textos que convidam à meditação e ao autoconhecimento. O tom varia entre o lírico e o crítico, com frequência imerso em contextos históricos ou culturais específicos, como a cultura indígena ou o cenário brasileiro contemporâneo. Essa variedade sugere uma curadoria que valoriza tanto a densidade literária quanto a acessibilidade, com atenção a diferentes públicos, do leitor infantil ao adulto interessado em ensaios e crônicas.
