
Título: Memorias da Emilia
Autor: Monteiro Lobato
Sinopse: Em Memórias de Emília, a boneca de pano mais espevitada da literatura resolve escrever um livro para contar todas suas aventuras. Para isso, ela providencia: papel, pena, tinta, e escala o Visconde de Sabugosa toda sua vida: desde seu nascimento a partir dos retalhos de uma saia de Tia Nastácia, passando pelas divertidas histórias que viveu com a turma do Sítio e personagens como Peter Pan, Capitão Gancho e Popeye. Através das memórias, Lobato expõe o jeito emiliano de ser e pensar.
Contexto da obra
Na ficção infantil, livros como este costumam ter um papel importante na aproximação da criança com a leitura. “Memorias da Emilia”, de Monteiro Lobato, publicado pela editora Globinho, em 2007 e com 92 páginas, integra a categoria Livros de Ficção Infantil. Por isso, o valor do livro costuma aparecer tanto na história quanto no vínculo de leitura que ele ajuda a criar.
Editora: Globinho
Páginas: 92
Ano: 2007
Edição: Literatura Infantojuvenil
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8525048135
ISBN13: 9788525048134
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,402
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 0,50
Sobre a editora
Os livros da editora Globinho proporcionam uma experiência de leitura que mescla diversão, aprendizado e imaginação para o público infantil. As obras frequentemente exploram temas como a descoberta das palavras, o universo dos números e a valorização da cultura brasileira, com narrativas que vão do lúdico ao educativo. A linguagem costuma ser simples, com ritmo marcado por rimas e jogos de palavras, além de um tom acolhedor e interativo que convida a leitura em voz alta. As ilustrações, em geral coloridas e detalhadas, reforçam o humor e a magia das histórias, criando cenários que estimulam a curiosidade e o envolvimento das crianças. O catálogo da Globinho revela uma diversidade entre narrativas mais narrativas e outras que adotam formatos de manual, quadrinhos ou contos populares, sempre com foco no desenvolvimento infantil.
