
Título: Memórias do Porão
Autor: Carlos Nejar
Sinopse: Se usarmos com cuidado a matéria densa dessas MEMÓRIAS DO PORÃO, podemos chamar-lhes, em parte, biográfica, matéria do vivente Nejar ele mesmo, e de seus coetâneos e antepassados com ele entrecruzados. A ambição cosmogônica faz, porém, avançar o livro para lá desses limites estreitos, e é então História, Civilização, livro de todo viandantes. E meditação sobre a criação poética, tão repetidamente referida, até mesmo com humor. "... depois as palavras começaram a voejar como filhotes de perdizes" por injunção do poeta-pai. Um leitor da margem pensa que este livro não é um acidente na obra nejariana: ata fios que andavam dispersos... O menino que "via sinais em tudo" é o salmista Carlos Nejar, curvado, como os apóstolos de que fala, "ao vento de Deus", caminhando — sucessor do Dante bem-amado — pela madrugada adentro. Que é a luz, que é a graça que é uma revoada de anjos.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Memórias do Porão”, de Carlos Nejar, publicado pela editora José Olympio, em 1985 e com 84 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: José Olympio
Páginas: 84
Ano: 1985
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8503000539
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora José Olympio costumam oferecer uma experiência de leitura que alia profundidade histórica e literária a narrativas que exploram a formação pessoal e social dos personagens. O catálogo apresenta obras que transitam entre o romance de formação, biografias detalhadas e análises culturais, muitas vezes ambientadas em contextos históricos marcantes, como o Brasil rural e urbano do século XX ou a Europa em períodos de transformação. A linguagem varia do mais narrativo, com atenção à psicologia dos personagens, ao mais informativo, com textos que dialogam com a crítica literária e a pesquisa acadêmica. Essa diversidade sugere um público interessado tanto em ficção com densidade social quanto em estudos literários e históricos.
