Sinopse: O livro aborda os estudos acerca da percepção e do comportamento no tocante às questões do corpo e o diálogo que o filósofo estabelece com a ciência, mais especificamente com as ciências humanas. Apresenta, ao final, uma reflexão sobre a condição humana enquanto ser no mundo, tema tão caro à filosofia da existência, corrente da qual Merleau-Ponty faz parte.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Merleau-Ponty: Uma Introduçao”, de PAULO SÉRGIO DO CARMO, publicado pela editora Editora Educ (PUC-SP), em 2002 e com 159 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Paulo Sérgio Do Carmo oferece um mergulho denso e reflexivo sobre temas sociais, filosóficos e históricos, com um ritmo que equilibra análise rigorosa e clareza acessível. A prosa se mostra direta, mas nunca superficial, convidando o leitor a acompanhar uma construção de pensamento que dialoga com a sociologia, a filosofia e a história, sem perder o foco na experiência concreta do trabalho, da juventude, do corpo e da sexualidade. Em meio a abordagens que vão da macroeconomia global às vivências individuais, o tom oscila entre o crítico e o didático, sempre com uma preocupação em desvelar as tensões entre técnica, cultura e condição humana. Essa escrita convida a uma reflexão que permanece aberta, deixando no leitor a questão sobre como as transformações sociais moldam as relações humanas e os sentidos da existência.