
Título: Mulheres e ciência: trajetória de cientistas
Autor: Ismênia de Lima Martins
Sinopse: Ciência é lugar de Mulher?! Esse livro mostra que, sem dúvida, a resposta é sim. Através dele, conhecemos a trajetória de sucesso de mulheres em diferentes campos do conhecimento científico. Mas, se esses relatos registram a presença feminina, inclusive em áreas ainda predominantemente masculinas, registram, também, os obstáculos enfrentados pelas cientistas, que vão desde a resistência dos colegas e das instituições até a dupla jornada de trabalho, na medida em que a responsabilidade pelas tarefas domésticas e pelo cuidado dos filhos continua a ser considerada atribuição feminina. Portanto, esse livro mostra, também, que somente quando superarmos as desigualdades de gênero na nossa sociedade, as mulheres poderão ocupar o espaço que lhes cabe no desenvolvimento científico do país. — Lana Lage da Gama Lima Prof.ª Titular de História Social-UENF Pesquisadora do INCT-InEAC/UFF
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “Mulheres e ciência: trajetória de cientistas”, de Ismênia de Lima Martins, publicado pela editora Hucitec, em 2021 e com 286 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: Hucitec
Páginas: 286
Ano: 2021
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6586039983
ISBN13: 9786586039986
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,329
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 4,00
Sobre a editora
Os livros da editora Hucitec convidam a uma leitura que atravessa campos do conhecimento acadêmico e da reflexão crítica, com forte presença das ciências humanas e sociais. A experiência de leitura pode ser densa e interdisciplinar, mesclando análises teóricas com relatos de práticas profissionais e estudos de caso. O tom varia entre o ensaístico e o didático, frequentemente abordando temas sociais, culturais e políticos em contextos brasileiros, como saúde pública, economia, educação e artes cênicas. A linguagem é, em geral, precisa e orientada para leitores que buscam aprofundamento, seja em debates contemporâneos ou em trajetórias históricas e culturais. O catálogo da Hucitec oferece obras que dialogam com públicos interessados em pensamento crítico, estudos culturais, políticas públicas e processos sociais, com textos que oscilam entre o mais narrativo e o mais informativo.
