
Título: Nelson Gonçalves - O Amor E O Tempo
Autor: Gabriel Chalita
Sinopse: Nelson Gonçalves foi um dos grandes sucessos da música no país, segundo maior recordista de vendas, com 81 milhões de discos vendidos. Nasceu em 1919, em Santana do Livramento (RS), mudando-se na infância para São Paulo, com os pais. Aos 18 anos, participou do programa de calouros de Aurélio Campos, na Rádio Tupi, sendo reprovado. Em 1939, mudou-se para o Rio de Janeiro, e apresentou-se como calouro em diversas emissoras. Conheceu os compositores Osvaldo França e Rosano Monello, que o indicaram para um teste aos diretores da gravadora Victor. Assim gravou seu primeiro disco, em 1941. Nos anos 1950, já com a carreira consolidada, fez muitos shows pelo Brasil, na Argentina, Uruguai e Estados Unidos. Continuou gravando nas décadas seguintes, reafirmando sua posição de recordista de vendas de discos no Brasil. Nos anos 1990, renovou o repertório interpretando novos compositores no CD “Ainda é cedo”, que acabaria sendo seu último disco. Faleceu em 1998.
Contexto da obra
No teatro, obras como esta costumam ser lidas entre página, voz e cena. “Nelson Gonçalves – O Amor E O Tempo”, de Gabriel Chalita, publicado pela editora Companhia Editora Nacional, em 2019 e com 120 páginas, integra a categoria Livros de Teatro. Esse contexto costuma ser útil para perceber melhor a obra como texto e também como gesto dramático.
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 120
Ano: 2019
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8504021114
ISBN13: 9788504021110
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,200
- Altura (cm): 20,80
- Largura (cm): 15,70
- Espessura (cm): 0,80
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Editora Nacional apresentam uma experiência de leitura que transita entre narrativas históricas, romances realistas e obras de não ficção com apelo didático e filosófico. O catálogo revela uma atenção especial a histórias que exploram contextos culturais e sociais, desde ambientações europeias medievais até a vida urbana contemporânea, sempre com personagens que enfrentam dilemas pessoais e coletivos. Há também uma presença marcante de obras para o público infantojuvenil, que misturam fábulas, contos filosóficos e aventuras, além de títulos que abordam temas como a mente humana, a amizade e o cotidiano. A diversidade do catálogo da Companhia Editora Nacional permite ao leitor transitar entre textos mais narrativos, como romances e histórias de formação, e obras mais informativas ou reflexivas, incluindo guias práticos e estudos culturais.
