
Título: Nematoides em Hortaliças
Autor: Pinheiro Borges
Sinopse: O manejo de nematoides representa uma etapa extremamente importante no sistema produtivo de hortaliças. O conhecimento das principais espécies que ocorrem em hortaliças, sua diagnose e as medidas de manejo, é essencial para a sustentabilidade do setor produtivo. O objetivo desta publicação é apresentar informações sobre os diferentes gêneros de nematoides que ocorrem com maior frequência em hortaliças, os sintomas resultantes do ataque destes patógenos, e as medidas de manejo a serem empregadas no manejo correto e sustentável em áreas de produção de hortaliças. O livro está dividido em sete partes. A primeira, composta pelo panorama atual de nematoides em hortaliças. A segunda parte é composta de cinco capítulos e traz informações sobre o ciclo de vida, sobrevivência e disseminação dos principais gêneros de nematoides em hortaliças: nematoides-das-galhas, das lesões radiculares, reniforme, do amarelão-do-alho e da casca-preta-do-inhame. Na terceira, quarta e quinta partes são contemplados 17 capítulos que tratam da ocorrência de nematoides e dos principais sintomas resultantes do ataque destes patógenos nas hortaliças folhosas e frutos (abóboras, morangas, pepino, chuchu e maxixe; alface e outras hortaliças folhosas; berinjela e jiló, brássicas, coentro e salsinha; melão e melancia; pimentas e pimentão, quiabeiro e tomate), hortaliças raízes, tubérculos e bulbos (alho e cebola, batata, batata-doce, beterraba, cará e inhame, cenoura e mandioquinha-salsa) e não convencionais ou tradicionais (peixinho, coentrão, macaia, chuchu-de-vento e bertalha). Na sexta parte, distribuída em dois capítulos, explora-se de forma prática, a coleta de amostras de solo e de partes vegetais para diagnose de nematoides em cultivos de hortaliças. A sétima parte perfaz dois capítulos sobre o manejo de nematoides em hortaliças folhosas e frutos e hortaliças raízes, tubérculos e bulbos. Finalmente, no último capítulo são enfatizados os desafios e as perspectivas em relação ao manejo de nematoides.
Contexto da obra
Na área de Engenharia e Tecnologia, obras como esta costumam ser lidas a partir de seu valor técnico e formativo. “Nematoides em Hortaliças”, de Pinheiro Borges, publicado pela editora Embrapa, em 2017 e com 280 páginas, integra a categoria Livros de Engenharia e Tecnologia. Por isso, o contexto da obra pesa bastante para entender seu valor dentro de uma área mais especializada.
Editora: Embrapa
Páginas: 280
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8570356854
ISBN13: 9788570356857
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,350
- Altura (cm): 24,00
- Largura (cm): 17,00
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora EMBRAPA oferecem uma leitura focada em temas técnicos e práticos ligados à agricultura, agropecuária e sustentabilidade. A experiência de leitura é marcada por textos que unem linguagem acessível e detalhamento técnico, voltados para produtores, técnicos e pesquisadores. O catálogo indica uma forte ênfase em manejo agrícola, produção animal, biotecnologia e conservação ambiental, com obras que abordam desde o cultivo de culturas específicas até sistemas agroflorestais e melhoramento genético. O tom costuma ser didático e objetivo, favorecendo o uso como referência prática e científica.
