
Título: Nietzsche como psicólogo
Autor: Oswaldo Giacóia
Sinopse: Nietzsche foi o primeiro a exaltar seu talento como psicólogo, creditando a si o mérito de ter, de certo modo, inventado a psicologia. A concepção ampliada de psicologia funciona como um operador estratégico em todo seu programa genealógico de filosofia, em sua tarefa de médico e sintomatologista da cultura. Nietzsche como psicólogo é o movimento inicial de uma reflexão que tem em vista compreender a teoria e a prática da psicologia no interior do programa filosófico nietzscheano.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Nietzsche como psicólogo”, de Oswaldo Giacóia, publicado pela editora Unisinos, em 2004 e com 152 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Unisinos
Páginas: 152
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8574310743
ISBN13: 9788574310749
Sobre a editora
Os livros da editora Unisinos apresentam uma predominância de obras que exploram temas filosóficos, éticos e sociais com rigor conceitual e reflexivo. A leitura costuma exigir atenção a argumentos densos, muitas vezes ancorados em debates clássicos e contemporâneos, como a teoria da pessoa, direitos humanos e ética do cuidado. Há também títulos que abordam questões da educação, comunicação e tecnologia, com um tom analítico e, por vezes, interdisciplinar, que convida à reflexão crítica. O ritmo varia entre textos mais ensaísticos e outros que adotam uma linguagem acessível, mas sempre com foco em aprofundar temas complexos. Navegar pelo catálogo da Unisinos é entrar num universo que privilegia o pensamento estruturado e a análise detalhada, com obras que dialogam tanto com o público acadêmico quanto com leitores interessados em temas sociais e culturais.
