
Título: No Começo Eram os Deuses
Autor: Jean Bottero
Sinopse: No começo eram os deuses revela diversos aspectos da longínqua cultura mesopotâmica. Considerada o berço da civilização, a Mesopotâmia abrigou impérios responsáveis pela invenção da escrita e de grande influência nos destinos dos povos gregos e egípcios. Nesta coletânea de ensaios, o historiador francês Jean Bottéro cria um admirável retrato dos primórdios do nosso tempo, fundamental para o entendimento de diversas nuances da Civilização ocidental. “Por trás desta ressurreição de um mundo, precisa e por vezes miraculosa, nos lembra a cada instante que devemos desconfiar de todas as coisas, até mesmo dos nossos pensamentos e da história, sobretudo quando ela faz entrarem em cena nacionalismos brutais, que buscam sua fonte, e a razão de sua supremacia, em uma lendária antiguidade”, analisa Jean-Claude Carriére, amigo do historiador e responsável pelo prefácio do livro. Bottéro aborda aspectos pouco estudados destas antigas sociedades. A culinária, o amor, os direitos das mulheres, entre outros ganham o olhar arguto do autor. O historiador inova ao relatar a relação que os babilônios tinham com o sexo e descreve as prostitutas da época. O historiador ainda analisa a noção de pecado e o conceito de divino no mundo antigo, o estudo da medicina e da astrologia. Ele também investiga como eram realizadas tarefas do cotidiano e a produção de artigos para consumo. O cuidado com os jardins, a produção de vinho e cerveja, a elaboração de livros entre outras tarefas são reveladas por Bottéro, que dedicou sua vida ao estudo destas sociedades antigas.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “No Começo Eram os Deuses”, de Jean Bottero, publicado pela editora Civilização Brasileira, em 2011 e com 309 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 309
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 852000900X
ISBN13: 9788520009000
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,374
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,80
Sobre a editora
Os livros da editora Civilização Brasileira apresentam uma experiência de leitura que transita entre o rigor histórico, a análise social e a literatura de qualidade. O catálogo reúne obras que exploram desde a formação política e social do Brasil até reflexões filosóficas e ensaios críticos, muitas vezes com um viés marxista ou político, mas também com espaço para literatura e poesia. A diversidade temática inclui estudos detalhados sobre períodos históricos, biografias, e análises culturais, com textos que combinam densidade conceitual e linguagem acessível, favorecendo leitores interessados em aprofundar seu entendimento sobre o Brasil e o mundo. O tom dos livros varia entre o didático e o narrativo, com algumas obras adotando uma abordagem mais interpretativa e outras privilegiando a pesquisa documental.
