Sinopse: Nuvens costumam ser muito temperamentais. Qualquer ventinho as empurra de um lado para o outro, e assim elas mudam de cor, e de humor, a todo momento. Mas uma coisa é certa: toda nuvem, desde pequena, sabe que um dia terá de chorar. Numa prosa que vem e vai como uma nuvem, e com desenhos que exploram as várias possibilidades da linha e da mancha, alice ruiz e Edith Derdyk criaram um livro poético e delicado, cujo final surpreende por sua generosidade diante da vida
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Nuvem Feliz”, de Alice Ruiz, publicado pela editora Criar, em 1986 e com 14 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Alice Ruiz oferece um encontro com uma poesia que oscila entre a delicadeza e a intensidade, convidando o leitor a experimentar imagens que flutuam como nuvens e versos que se equilibram entre o íntimo e o universal. A prosa poética e os haikais se entrelaçam em ritmos breves, quase fragmentados, que exigem pausas para absorver o silêncio e a presença que cada palavra evoca. O tom ora é leve e lúdico, ora profundo e contemplativo, revelando uma atenção especial à natureza e aos ciclos da vida, com uma linguagem que se aproxima do cotidiano sem perder a força da metáfora. A experiência é marcada por uma tensão sutil entre o efêmero e o eterno, com humor e inteligência que iluminam o texto sem didatismo. Navegar pelos livros de Alice Ruiz é se deixar guiar por uma conversa de versos que trazem uma sensação de proximidade e surpresa.