
Título: O Câncer no Brasil:: Passado e Presente
Autor: Luiz Antonio Teixeira
Sinopse: Um dos desafios mais importantes para o controle do câncer é a disseminação do conhecimento sobre o tema, não só para alguns segmentos sociais destacados neste debate, mas para toda sociedade. Iniciativas que se proponham a romper as barreiras do desconhecimento e da desinformação são fundamentais para ampliar a compreensão sobre os mecanismos de desenvolvimento do câncer e suas possibilidades de prevenção e controle. Nas últimas décadas ocorreu um fabuloso avanço da ciência em relação à prevenção, ao diagnóstico precoce, ao tratamento e aos cuidados paliativos dos diversos tipos de câncer, nem sempre acompanhado de uma compreensão adequada por parte da população. Fatores como a complexidade da linguagem médica, interesses comerciais e corporativos, estigmas e superstições, muitas vezes determinam que as novas possibilidades de enfrentamento do câncer sejam incorporadas de forma equivocada ou, simplesmente, não o sejam. Neste contexto, a comunicação e a mobilização social se constituem elementos determinantes para o sucesso das políticas públicas relativas à doença. A informação atualizada, expressa por meio da linguagem e do veículo adequados, pode prevenir ou reduzir sofrimentos e até salvar vidas. De outro lado, parte da estratégia de compreensão da conjuntura atual do controle do câncer no Brasil e das possibilidades de transformação e avanço está no entendimento da gênese e desenvolvimento dos conceitos e das práticas por meio dos quais esta construção se deu. Mais do que o mero caráter intelectual, conhecer a trajetória das ações de controle do câncer em nosso país ajuda a evitar equívocos, a incorporar êxitos e a aprimorar métodos. Em 2007, incentivado pela passagem de seus 70 anos de existência, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (lnca) transformou esta convicção em prática institucional, ao buscar uma parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em 2011, este processo recebeu grande impulso, com a elaboração do projeto "História do câncer - atores, cenários e políticas públicas". A presente publicação expressa a mais recente iniciativa do trabalho conjunto das duas instituições frente aos diversos desafios citados, e constitui um notável esforço dos autores para alcançar o interesse de novos públicos para este tema, tão valioso para todos nós.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Câncer no Brasil:: Passado e Presente”, de Luiz Antonio Teixeira, publicado pela editora Outras Letras, em 2012 e com 180 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Outras Letras
Páginas: 180
Ano: 2012
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Outras Letras convidam o leitor a navegar por histórias que transitam entre memórias familiares, contos rurais com toques de contemporaneidade e reflexões sobre temas sociais e culturais. O catálogo apresenta obras que exploram desde relatos históricos locais até narrativas que mesclam tragédia e humor, sempre com uma linguagem acessível e, por vezes, poética. A diversidade de formatos inclui desde livros-jogo que permitem escolhas do leitor até textos didáticos e biográficos, sugerindo uma preocupação editorial em oferecer experiências de leitura variadas, que dialogam tanto com o público jovem quanto com leitores mais maduros.
