
Título: O Dia em que Comeram o Ministro
Autor: Fausto Wolff
Sinopse: Não canso de me admirar com os verdadeiros canalhas. Não estou falando dos amadores. Refiro-me aos profissionais sérios, esforçados, que imprimem um espírito de missão à canalhice; o canalha por opção, enfim. Vendo-os agir, crápulas impávidos, orgulhosos de suas ações, certos de suas imunidades, me convenço que o verdadeiro canalha, das três, uma: 1) ou acredita mais do que ninguém na capacidade divina de perdoar; 2) acredita-se imortal; 3) simplesmente está tão ocupado em mentir e roubar que ainda não pesnou no assunto. Bons pais de família, excelentes maridos, hábeis homens de negócios, os canalhas brasileiros têm esta capacidade incomum de odiar o povo que os sustenta, F.W.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Dia em que Comeram o Ministro”, de Fausto Wolff, publicado pela editora Codecri, em 1982 e com 233 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Codecri
Páginas: 233
Ano: 1982
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Codecri trazem uma leitura que mescla narrativa com análise crítica, frequentemente explorando temas sociopolíticos e culturais brasileiros com um olhar atento aos detalhes. O catálogo revela obras que transitam entre o relato jornalístico e a literatura, com textos que vão do depoimento pessoal à crônica, passando por investigações e reflexões históricas. O tom costuma ser direto, por vezes irônico ou contundente, com uma linguagem que privilegia a clareza e a densidade temática. Há uma presença marcante de conflitos reais, como sequestros, guerras, e episódios históricos, que se desenrolam em cenários urbanos e regionais do Brasil, criando um clima de tensão e envolvimento.
