
Título: O Direito e o Futuro da Democracia
Autor: Roberto Mangabeira Unger
Sinopse: O direito e o futuro da democracia é ao mesmo tempo uma aplicação do pensamento de Roberto Mangabeira Unger a uma das mais importantes disciplinas sociais - o direito - e um esforço para converter o pensamento social e jurídico em instrumento de imaginação institucional. O autor mostra que o pensamento jurídico de nosso tempo vem seguindo um rumo, de idealização do direito, que deve ser interrompido e substituído. Em nome do esclarecimento das ideias. e em nome do aprofundamento da democracia. Para alcançar esse resultado, é necessário reinventar o direito e imaginar a democracia de maneira nova.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Direito e o Futuro da Democracia”, de Roberto Mangabeira Unger, publicado pela editora Boitempo, em 2004 e com 236 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Boitempo
Páginas: 236
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8575590057
ISBN13: 9788575590058
Sobre a editora
Os livros da editora Boitempo costumam apresentar uma leitura crítica e aprofundada do Brasil contemporâneo, especialmente em temas como política, economia, cultura e história social. A experiência de leitura frequentemente envolve ensaios rigorosos, romances históricos e análises filosóficas que dialogam com o marxismo, o pensamento crítico e as lutas sociais. O catálogo sugere uma atenção especial a momentos de crise, resistência e transformações, com obras que mesclam densidade teórica e um tom reflexivo, às vezes atravessado por narrativas ficcionais que se apoiam em linguagens experimentais e poéticas. A diversidade editorial se manifesta em textos que vão do debate político e sociológico à crítica cultural e à literatura engajada, contemplando também estudos históricos e filosóficos.
