
Título: O Direito hoje e com Que Sentido?
Autor: A. CASTANHEIRA NEVES
Sinopse: O problema fulcral que actualmente se poe a reflexao juridica e decerto o problema da autonomia do direito, e do significado dela, no todo da realidade historico-cultural e humano-social dos nossos dias. Nesse problema convergem todos os outros decisivos - imediatamente o do sentido da normatividade juridica, mediatamente o do sentido do proprio direito para nos hoje. So que o sentido do direito em que a sua autonomia se afirme implica uma exigencia de virtude. Que o homem nao se compreenda apenas como destinatario do direito e titular de direitos, mas autenticamente como o sujeito do proprio direito e assim nao apenas beneficiario dele mas comprometido com ele - o direito nao reivindicado no calculo e sim assumido na existencia, e entao nao como uma externalidade apenas referida pelos efeitos, sancionatorios ou outros, mas como uma responsabilidade vivida no seu sentido. O direito so concorrera para a epifania da pessoa se o homem lograr social e culturalmente a virtude desse compromisso.
Contexto da obra
Na categoria de apoio aos estudos, obras como esta costumam ser valorizadas pelo uso direto no aprendizado. “O Direito hoje e com Que Sentido?”, de A. CASTANHEIRA NEVES, publicado pela editora PIAGET, em 2013 e com 76 páginas, integra a categoria Livros de Apoio aos Estudos (Didáticos). Esse contexto costuma ser útil para entender o livro como instrumento de apoio ao aprendizado.
Editora: PIAGET
Páginas: 76
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 9896591075
ISBN13: 9789896591076
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,400
- Altura (cm): 20,50
- Largura (cm): 15,00
- Espessura (cm): 4,00
Sobre a editora
Os livros da editora Piaget oferecem uma experiência de leitura que se aproxima do pensamento crítico e da reflexão interdisciplinar, com foco em temas como o imaginário, a bioética e a nutrição. A linguagem tende a ser densa e técnica, voltada para leitores interessados em áreas acadêmicas e profissionais, como direito, saúde e ciências humanas. O tom é didático e analítico, buscando esclarecer conceitos complexos e estabelecer conexões entre disciplinas, como a psicologia e a psicanálise, ou o direito e a biomedicina. O catálogo sugere uma preferência por obras que exploram fundamentos teóricos e normativos, com ritmo mais pausado e aprofundado, adequado a quem busca compreensão detalhada e fundamentada.
