
Título: O Egito: Notas de Viagem
Autor: Eça de Queiroz
Sinopse: Em 1869, Eça de Queirós dirigia um jornal em Évora e viajou ao Egipto para fazer a reportagem da inauguração do Canal de Suez. Dessa viagem resultou este livro. Ao que tudo indica durante essa viagem ao Egipto, o escritor contraiu uma amebíase e esta doença foi a causa de sua morte em 1900 na França.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Egito: Notas de Viagem”, de Eça de Queiroz, publicado pela editora Pradense, em 2002 e com 181 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Pradense
Páginas: 181
Ano: 2002
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8589072010
ISBN13: 9788589072014
Sobre a editora
Os livros da editora Pradense convidam a uma imersão em narrativas que transitam entre o histórico, o literário e o reflexivo, com forte presença de obras que exploram temas como a evolução das espécies, relatos históricos e poesia. A leitura aqui pode alternar entre o tom mais denso e didático, como em textos que abordam teorias científicas e relatos de guerra, e momentos de linguagem poética e subjetiva, que evocam sensações e estados de espírito. O catálogo sugere um interesse por personagens históricos e culturais, além de incursões em narrativas que exploram o estranho e o misterioso, ainda que com um ritmo que privilegia a reflexão mais que a ação acelerada. Em alguns casos, há um foco em tradições locais e culturais, como o ambiente gaúcho, que confere um sabor regional às histórias.
