
Título: O Elogio do Gordo
Autor: François Coupry
Sinopse: A partir do debate apaixonado entre três personagens, iniciado por um despretensioso comentário sobre hábitos alimentares, o autor conduz o leitor à reflexão sobre a obsessão da sociedade em relação à imagem e ao corpo. Traçando um paralelo entre o surgimento da burguesia e o início da depreciação da imagem do gordo, o autor desafia o leitor a questionar os parâmetros estéticos e buscar uma consciência maior do próprio corpo.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Elogio do Gordo”, de François Coupry, publicado pela editora Nova Fronteira, em 1990 e com 180 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 180
Ano: 1990
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8520902227
ISBN13: 9788520902226
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora Nova Fronteira revela um equilíbrio entre obras literárias densas e textos acessíveis, com atenção especial à qualidade da tradução e ao cuidado editorial. O ritmo das narrativas varia bastante, desde a fluidez envolvente de romances clássicos até o humor sutil e a leveza da poesia e das crônicas. O catálogo sugere uma preferência por histórias que exploram conflitos internos, dilemas pessoais e contextos históricos, muitas vezes com um tom reflexivo ou crítico, mas que também pode se abrir para o lúdico e o fantástico. A diversidade de formatos inclui desde ensaios e análises literárias até graphic novels e livros infantis ilustrados, o que amplia o alcance para diferentes públicos e estilos de leitura.
