
Título: O ENSINO DE CANTO PARA CRIANçAS E ADOLESCENTES
Autor: Vivianne Aparecida Lopes
Sinopse: Este livro, fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa MUSIPEC – Grupo de Pesquisa em Música, Práticas Curriculares e Pedagogia do Canto (Infantil e Adolescente) procura fomentar reflexões sobre os caminhos para se trabalhar o canto com crianças a adolescentes. O MUSIPEC foi fundado em abril de 2019 com o intuito de promover o desenvolvimento de pesquisas em educação musical com ênfase nos estudos curriculares em música e na pedagogia vocal infantil e adolescente. Percebe-se que são escassas as pesquisas que se destinam a analisar essas temáticas no país e considera-se que as questões didáticas e pedagógicas devem ser analisadas tanto sob o viés teórico como empírico. No que concerne à pedagogia vocal, percebe-se que parte significativa das pesquisas realizadas no Brasil são direcionadas para as questões técnicas da aprendizagem do canto. Pretende-se, aqui, abrir espaço para discussões e reflexões que envolvam não apenas o pensar sobre o que deve ser ensinado em termos técnico-vocais às crianças e adolescentes, mas o como, tendo em conta os diferentes contextos e sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Espera-se também que a leitura desta obra possa contribuir para os profissionais que atuam na área e para se pensar o desenvolvimento de práticas vocais mais balizadas cientificamente e que tenham em conta o que as crianças e os adolescentes, naquele momento, podem fazer; sem replicar modelos realizados com adultos; sem adultização vocal.
Contexto da obra
Na área de Música, obras como esta costumam ganhar força quando articulam escuta, repertório e contexto cultural. “O ENSINO DE CANTO PARA CRIANçAS E ADOLESCENTES”, de Vivianne Aparecida Lopes, publicado pela editora CRV, em 2021 e com 118 páginas, integra a categoria Livros de Música. Na prática, isso ajuda a entender melhor como a obra pode servir tanto à memória quanto ao estudo e à escuta.
Editora: CRV
Páginas: 118
Ano: 2021
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6525113903
ISBN13: 9786525113906
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,290
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 0,60
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
