
Título: O Faraó e o Homem dos Figos
Autor: Ilan Brenman
Sinopse: Nessa adaptação de um conto popular egípcio, um humilde comerciante de tecidos vive como pode, alimentando-se de pão e eventualmente dos frutos que sua figueira dá no verão. Mas um dia, em pleno inverno, depara com a árvore carregada com uma dezena de frutos suculentos. Perplexo com o que vê, resolve consultar seu vizinho, um aprendiz de escriba, que o orienta a levar diariamente um figo ao poderoso faraó, em vez de comê-los. Segundo sua predição, se assim o fizer, no décimo dia a vida do comerciante se transformará por completo. O pobre homem, faminto e resignado, resolve então acatar os desígnios divinos, sem imaginar o tanto de inveja e cobiça alheias que terá de enfrentar nesse processo.
Contexto da obra
Na não ficção infantil, obras como esta costumam aproximar informação e curiosidade de forma mais acessível. “O Faraó e o Homem dos Figos”, de Ilan Brenman, publicado pela editora Edições SM, em 2016 e com 32 páginas, integra a categoria Livros de Não Ficção Infantil. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre curiosidade, aprendizado e mediação.
Editora: Edições SM
Páginas: 32
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8541812480
ISBN13: 9788541812481
Sobre a editora
Os livros da editora EDIÇÕES SM oferecem uma experiência de leitura que mescla educação e narrativa com sensibilidade. O catálogo revela um compromisso claro com obras que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando materiais didáticos atualizados e coleções que estimulam o aprendizado prático e interdisciplinar. Ao mesmo tempo, há espaço para ficções que exploram temas como amadurecimento, memória familiar e questões sociais, com narrativas que transitam entre o lúdico, o poético e o reflexivo. O tom varia do informativo ao imaginativo, com ritmo que pode ser tanto cadenciado quanto envolvente, dependendo do enfoque. Em suma, o catálogo da EDIÇÕES SM combina livros educativos e literários que convidam à reflexão e ao desenvolvimento integral do leitor.
