
Título: O Filho da Bruxa
Autor: Marcia Kupstas
Sinopse: Muitas vezes sem ter com quem dividir dúvidas e riscos, algumas mães precisam fazer mágica para educar os filhos. Resumindo: para não deixar a peteca cair, é preciso, antes de qualquer coisa, ter o dom da criatividade à flor da pele. E exercê-lo sempre. Esse é o caso da mãe de Zacarias, protagonista de O filho da bruxa, de Marcia Kupstas. O menino garante que ela é uma bruxa. Mas não daquelas feias ou velhas, rodeada de morcegos e caldeirões. Trata-se de uma pessoa comum, exceto pelos poderes mágicos. Por meio deles, oferece ao filho emoções únicas. Tem, por exemplo, um escorpião venenoso que corta as unhas do menino. Já no castigo do sótão, ele costuma fazer confidências com um sábio dragão com mais de 1.000 anos. No quintal de casa, encontra fadas que temem gatos falantes. E para falar a verdade, lá, até a comida é bem diferente da que Zacarias costuma encontrar na casa de seus amigos. Já imaginaram a mistura de purê de batata e arroz com pedaços de besouro? Que delícia! Mas é na hora da brincadeira que a festa se completa, com a mãe conseguindo transportá-lo para dentro de seu desenho predileto para viver eletrizantes aventuras. Assim como os adultos, as crianças não escapam aos problemas. Também elas têm a parte que lhes cabe de desconforto no dia a dia. Mas só que os pequenos levam vantagem sobre os grandes. Afinal são eles os maiores fazedores de fantasia. Munição não lhes falta para vencer os obstáculos que a sorte cisma em jogar no meio de seus caminhos. Entre encantos e magias, o que sobressai na narrativa de Marcia Kupstas são as relações familiares: a falta da figura paterna e autoridade materna influindo na criação dos filhos.
Contexto da obra
Na ficção infantil, livros como este costumam ter um papel importante na aproximação da criança com a leitura. “O Filho da Bruxa”, de Marcia Kupstas, publicado pela editora Rocco, em 2004 e com 72 páginas, integra a categoria Livros de Ficção Infantil. Por isso, o valor do livro costuma aparecer tanto na história quanto no vínculo de leitura que ele ajuda a criar.
Editora: Rocco
Páginas: 72
Ano: 2004
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8532516742
ISBN13: 9788532516749
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,150
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 0,40
Sobre a editora
Os livros da editora Rocco apresentam uma experiência de leitura que transita entre narrativas densas e envolventes, com personagens complexos e temas que exploram tanto conflitos históricos e sociais quanto dilemas íntimos e pessoais. O catálogo revela obras que abordam desde epopeias antigas, como batalhas e mitos, até questões contemporâneas como violência urbana, saúde mental e desafios profissionais. A linguagem varia entre o poético e o direto, com textos que podem ser ao mesmo tempo reflexivos e tensos, ora com ritmo acelerado, ora mais contemplativo. A diversidade editorial permite encontrar títulos que mesclam ficção, ensaio, biografia e literatura juvenil, evidenciando uma preocupação em dialogar com públicos variados, sem perder a profundidade e o rigor narrativo.
