
Título: O Fundamento da Moral
Autor: Conche Marcel
Sinopse: Se eu fundamentar minha moral em minha religião, vocês contestarão minha religião em nome de outra religião ou da religião, e minha moral não passará de uma moral como as outras, uma moral particular. Se eu fundamentar minha moral em minha filosofia, vocês contestarão minha filosofia em nome de uma outra filosofia ou da não-filosofia, e minha moral não passará de uma moral entre outras, sem nenhum direito de se impor. Se vocês contestarem a necessidade de fundamentar a moral, porque todos já dispõem de uma, acreditarei decerto que minha moral é a melhor, mas não acharam o mesmo da moral de vocês. Todas as morais terão igual direito de julgar o que é bom e o que não é. Então os assassinos de Buchenwald, Dachau, Auschwitz, etc. estarão com a faca e o queijo na mão. Terem sido vencidos por uma força superior, mas da qual não será possível dizer que estava, mais do que qualquer outra, a serviço da verdade moral, terem sido vencidos, repito, será seu único erro. Caso contrário, deve-se, em primeiro lugar, fundamentar a moral; mas no universal. O universal é o que deixa de lado todas as particularidades. M.C.
Contexto da obra
No campo jurídico, livros como este costumam ocupar um lugar importante entre estudo, consulta e formação. “O Fundamento da Moral”, de Conche Marcel, publicado pela editora Martins Fontes - selo Martins, em 2006 e com 232 páginas, integra a categoria Livros de Direito. Isso costuma ajudar a entender o lugar da obra entre livros de apoio, formação e referência jurídica.
Editora: Martins Fontes - selo Martins
Páginas: 232
Ano: 2006
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8533623119
ISBN13: 9788533623118
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,322
- Altura (cm): 20,60
- Largura (cm): 13,60
- Espessura (cm): 1,40
Sobre a editora
Os livros da editora Martins Fontes - Selo Martins oferecem uma experiência de leitura que transita entre a reflexão filosófica profunda e narrativas acessíveis para diferentes públicos, incluindo crianças. O catálogo apresenta obras que exploram temas como filosofia do direito, moral, política e literatura clássica, além de títulos infantis que combinam humor e imaginação, como histórias com personagens animais e adaptações de contos tradicionais. A diversidade editorial se manifesta no contraste entre textos densos e didáticos, voltados para estudantes e estudiosos, e livros ilustrados com linguagem simples e cativante para leitores jovens. Essa variedade permite ao leitor navegar por obras que ora convidam à meditação conceitual, ora estimulam a criatividade e o entretenimento.
