
Título: O Governo da Máquina
Autor: Paul Valéry
Sinopse: Em 1925, a pedido da revista La Revue de France, Paul Valéry escreveu um artigo no qual expunha as suas reflexões sobre uma possível crise da inteligência numa sociedade cada vez mais mecanizada e orientada para a toda-poderosa ciência. O presente ensaio é o resultado dessa reflexão premonitória. Um século mais tarde, a revolução digital é já imparável e anuncia-se o império da inteligência artificial. O GOVERNO DA MÁQUINA é de uma assombrosa actualidade. Filosofia / Literatura Estrangeira
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Governo da Máquina”, de Paul Valéry, publicado pela editora Orfeu Negro, em 2024 e com 64 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Orfeu Negro
Páginas: 64
Ano: 2024
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9899225010
ISBN13: 9789899225015
Sobre a editora
Os livros da editora Orfeu Negro convidam a uma experiência de leitura que transita entre o olhar antropológico e a reflexão histórica, frequentemente explorando temas culturais e sociais com um tom que pode variar do irônico ao poético. O catálogo revela uma preferência por obras que dialogam com a história das cores, a simbologia e a arte, mesclando ensaios filosóficos e históricos com narrativas ilustradas e infantis. Há uma atenção clara à construção de imagens e à representação, seja por meio de ilustrações detalhadas ou textos que discutem a relação entre arte, política e sociedade. O ritmo das obras pode ser contemplativo, como em relatos poéticos sobre a natureza, ou mais denso e reflexivo, como em diálogos sobre arte e política ou análises estéticas da imagem contemporânea.
