
Título: O Guia Dos Curiosos: Brasil
Autor: Marcelo Duarte
Sinopse: O Guia do Curiosos - Brasil' traz informações de Norte a Sul do país, desde a chegada dos portugueses até a eleição da primeira mulher presidente do país. A obra mostra ao leitor os detalhes da vida de todos os presidentes da República; além de explanar sobre cidades pitorescas do país. O livro também mostra curiosidades sobre o ecossistema brasileiro, estados e capitais, frutas e culinária, e contém histórias do folclore e das festividades brasileiras, e mais. História do Brasil
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Guia Dos Curiosos: Brasil”, de Marcelo Duarte, publicado pela editora Companhia das Letras, em 1999 e com 734 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 734
Ano: 1999
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788571649606
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
