
Título: O Inconsciente a céu aberto da psicose
Autor: Soler Colette
Sinopse: Lacan orientou os psicanalistas a não recuarem diante da psicose, que ele descreveu como “inconsciente a céu aberto”. Colette Soler, psicanalista formada no divã do próprio dr. Lacan, aceita o desafio: investiga a psicose e estuda a principal argumentação de seu mestre, buscando submetê-la ao teste da clínica e medir seu alcance e limites. Soler parte da proposta estrutural de Lacan que inclui a psicose no campo da fala e da linguagem: a linguagem não é um simples instrumento do sujeito, mas seu operador, no sentido em que é ela quem o produz, definindo até mesmo o campo de sua realidade. "Nada poderia ser mais fidedigno de seu ensino!" Sonia Alberti, psicanalista e professora da Uerj
Contexto da obra
Na Psicologia, livros como este costumam interessar tanto pela formação quanto pela reflexão que propõem. “O Inconsciente a céu aberto da psicose”, de Soler Colette, publicado pela editora Zahar, em 2007 e com 264 páginas, integra a categoria Livros de Psicologia. Esse enquadramento ajuda a situar melhor a obra entre leitura acadêmica, interesse clínico e reflexão sobre experiência humana.
Editora: Zahar
Páginas: 264
Ano: 2007
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8537800201
ISBN13: 9788537800201
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,320
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,40
Sobre a editora
Os livros da editora Zahar costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico com uma linguagem acessível, mesmo em temas complexos como filosofia, psicanálise e história. O catálogo revela uma predileção por obras que exploram o pensamento crítico e reflexivo, abordando desde biografias detalhadas e ensaios filosóficos até análises sociais e culturais. A narrativa frequentemente se apoia em investigações profundas, com ritmo que varia entre o didático e o contemplativo, convidando o leitor a um mergulho atento e prolongado em temas que vão da modernidade líquida às raízes do pensamento social. A diversidade do material indica que há tanto textos mais densos e conceituais quanto obras que privilegiam a clareza e a objetividade, sem perder a complexidade dos assuntos tratados.
