
Título: O Jardim Maldito
Autor: Regine Detambel
Sinopse: A autora conta a história de um estupro e da impotência de um jovem burguês assistindo uma cena de brutalidade, vendo toda a sua fragilidade impedir qualquer tipo de reação. Diante desse trauma, ele se aplica uma autopunição: viver na clausura do jardim.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Jardim Maldito”, de Regine Detambel, publicado pela editora José Olympio, em 1995 e com 147 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: José Olympio
Páginas: 147
Ano: 1995
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8503005719
ISBN13: 9788503005715
Sobre a editora
Os livros da editora José Olympio costumam oferecer uma experiência de leitura que alia profundidade histórica e literária a narrativas que exploram a formação pessoal e social dos personagens. O catálogo apresenta obras que transitam entre o romance de formação, biografias detalhadas e análises culturais, muitas vezes ambientadas em contextos históricos marcantes, como o Brasil rural e urbano do século XX ou a Europa em períodos de transformação. A linguagem varia do mais narrativo, com atenção à psicologia dos personagens, ao mais informativo, com textos que dialogam com a crítica literária e a pesquisa acadêmica. Essa diversidade sugere um público interessado tanto em ficção com densidade social quanto em estudos literários e históricos.
