
Título: O Jogo Dentro E Fora Da Escola
Autor: Silvana Venancio
Sinopse: Se não fossem por outros méritos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) divulgaram a idéia de que é necessário praticar a comunicação entre as diversas disciplinas. Que bom se todos os temas escolares fossem transversais! Matemática, geografia e história transversais, dialogando entre elas. E a educação física? Dela pouco se fala, porque não se sabe bem o que ensina. Apesar disso, há novidades na área. Lendo os textos dos diversos autores deste livro, poderemos apreciar o caráter transdisciplinar da educação física, o modo como ela pode atuar tanto nos aspectos motores como nos afetivos, éticos ou estéticos, entre outros. Ensinar o jogo da queimada também é ensinar a cooperar; ensinar a percorrer trilhas num acampamento ensina a respeitar a natureza; uma metodologia adequada pode tornar mais inteligente o aluno que aprende esportes. Quem sabe a educação física não está inaugurando a possibilidade de ensinar, não especificamente este ou aquele conhecimento, mas um conhecimento sem nome, para um aluno inteiro?
Contexto da obra
Na área de Esportes e Lazer, obras como esta costumam interessar por aproximar prática, interesse temático e repertório. “O Jogo Dentro E Fora Da Escola”, de Silvana Venancio, publicado pela editora Autores Associados, em 2005 e com 183 páginas, integra a categoria Livros de Esportes e Lazer. Na prática, isso ajuda a situar a obra entre consulta, repertório e interesse pessoal.
Editora: Autores Associados
Páginas: 183
Ano: 2005
Edição: Educa‹o
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8574961221
ISBN13: 9788574961224
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,240
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora Autores Associados convidam a uma leitura que combina rigor acadêmico e comprometimento social, com foco em temas como educação, políticas públicas, inclusão social e cultura. A experiência de leitura é marcada por análises profundas sobre processos históricos, sociais e pedagógicos, frequentemente com um tom crítico e reflexivo, que estimula o leitor a pensar as transformações e desafios da sociedade contemporânea. O catálogo revela obras que transitam entre relatos de pesquisa, ensaios teóricos e propostas práticas, com textos que dialogam tanto com educadores e pesquisadores quanto com leitores interessados em questões sociais e culturais. Há uma diversidade perceptível entre obras mais densas e analíticas e outras que adotam um tom mais acessível, como as que abordam educação infantil ou atividades lúdicas, sinalizando uma preocupação com diferentes públicos e níveis de leitura.
