
Título: O livro da morta-viva
Autor: Sheridan Le Fanu
Sinopse: O Livro da Morta-Viva é uma adaptação de uma obra pioneira da literatura de terror e mistério: Carmilla, do escritor irlandês Sheridan Le Fanu. Trata-se de um texto que fez grande sucesso, desde sua primeira publicação, em 1872. Foi nessa obra que Bram Stoker se inspirou para criar Drácula. Carmilla tem todos os ingredientes essenciais de uma boa história de vampiros e se torna ainda mais eletrizante na adaptação de Antonio Carlos Olivieri, que atualizou a linguagem e enxugou a narrativa, conservando e realçando somente o que ela tem de mais original e impactante: o surpreendente relacionamento entre vampiro e vítima.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O livro da morta-viva”, de Sheridan Le Fanu, publicado pela editora Editora Nova Alexandria, em 2019 e com 112 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Editora Nova Alexandria
Páginas: 112
Ano: 2019
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8574924539
ISBN13: 9788574924533
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Nova Alexandria apresentam uma leitura marcada por histórias curtas e envolventes, muitas vezes com humor e emoção que transitam entre a memória e a solidariedade. O catálogo reúne narrativas que vão do mistério ao cotidiano escolar, com adaptações em formatos como o cordel, e textos que exploram desde o universo infantil até reflexões históricas e sociais. A linguagem costuma ser acessível, com ritmo que pode variar entre o leve e o mais denso, dependendo do tema abordado. Há um claro interesse por temas que dialogam com tradições culturais e literárias, incluindo mitos indígenas e clássicos da literatura universal, o que oferece uma experiência de leitura rica em diversidade de estilos e tonalidades.
