
Título: O mau Humor de Chuteiras
Autor: Dunlop Marcelo
Sinopse: O poeta Fernando Pessoa dizia que o sujeito de bom senso é ateu ao sol do meio-dia, mas acredita em todos os deuses e espíritos quando cai a noite profunda. Tenho uma inveja danada dessa frase, porque gostaria de ter dito algo parecido, mas em referência ao futebol. Quando o árbitro trila o apito e a partida começa, é hora do mais materialista dos humanos crer em mistérios insondáveis e escritos nas estrelas desde que os primeiros registros da prática de algo parecido com o futebol entre nós surgiram, conforme demonstram algumas pinturas rupestres na Serra da Capivara. A inveja que sinto da máxima do poeta português se transformou em angústia profunda ao ler esse compilado de frases sobre o futebol garimpadas pelo Marcelo Dunlop. Eu queria ter escrito todas elas, sem exceção. Algumas, cheias de efeito, são venenosas como uma folha seca do Didi. Outras tantas têm a pureza sacana da primeira punheta de menino ou de um desenho do Carlos Zéfiro. Diversas possuem autorias reconhecidas, carimbadas em cartório. Aqui ou ali pinta na área um autor anônimo (ando desconfiado que o próprio Dunlop meteu umas sentenças no babado). Noves fora as boas invejas, sei apenas que esse livro é pedra noventa, bola sete na caçapa do meio, goiabada cascão em caixa, mergulho nas águas de um futebol que se recusa a ser o jogo asséptico e marqueteiro em que alguns insistem em transformá-lo. Nas páginas que seguem temos mais estádios e menos arenas, mais jogadores, treinadores e torcedores do que celebridades de ocasião, influenciadores, professores e clientes de um produto mequetrefe. Por fim, uma dica: não saiam de casa sem levar o livro na bolsa. É para ler e reler no metrô, no trem, no intervalo de aula, na pausa para o cafezinho, no descanso de quem se encosta solitário no balcão do botequim, depois de um dia de perrengue, para a sacrossanta cerveja do fim de tarde, naquele clima de paz na terra aos torcedores e torcedoras de boa vontade. Luiz Antonio Simas
Contexto da obra
Na área de Esportes e Lazer, obras como esta costumam interessar por aproximar prática, interesse temático e repertório. “O mau Humor de Chuteiras”, de Dunlop Marcelo, publicado pela editora Mórula Editorial, em 2022 e com 228 páginas, integra a categoria Livros de Esportes e Lazer. Na prática, isso ajuda a situar a obra entre consulta, repertório e interesse pessoal.
Editora: Mórula Editorial
Páginas: 228
Ano: 2022
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6581315400
ISBN13: 9786581315405
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,380
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora Mórula Editorial trazem um diálogo intenso entre cultura, política e memória, frequentemente ancorados em pesquisas acadêmicas e perspectivas críticas sobre a realidade brasileira. A leitura desses títulos costuma exigir atenção a temas densos, como direitos humanos, violência estatal e questões sociais contemporâneas, mas também se abre para abordagens mais poéticas e artísticas, como o teatro de sombras e narrativas visuais ligadas à música. O catálogo revela uma pluralidade entre obras que investigam processos históricos e sociais com rigor documental e outras que exploram o improviso, o humor e a experiência estética, criando um contraste entre textos mais analíticos e outros de tom mais lírico ou experimental. A linguagem, em geral, é cuidadosa e reflexiva, com ritmo que pode variar do ensaio acadêmico ao relato sensível, sempre com um olhar atento às tensões políticas e culturais do país.
