
Título: O Náufrago
Autor: Thomas Bernhard
Sinopse: Em 1953, quando ainda é aluno de Horowitz no Mozarteum de Salzburgo, Glenn Gould, o maior gênio do piano deste século, toca pela primeira vez, para dois colegas de classe, sua interpretação revolucionária das Variações Goldberg , de Bach. Thomas Bernhard faz, a partir dos efeitos devastadores dessa interpretação sobre a vida dos dois amigos-ouvintes, uma das narrativas mais impressionantes da literatura contemporânea. Uma prosa em que a exasperação é tão radical que acaba resvalando no humor, para revelar a gargalhada escondida por trás do desespero.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Náufrago”, de Thomas Bernhard, publicado pela editora Relógio D'Água, em 2015 e com 144 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Relógio D'Água
Páginas: 144
Ano: 2015
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9789896415013
Sobre a editora
Os livros da editora Relógio D'Água apresentam uma leitura que mescla densidade intelectual e narrativa envolvente, transitando entre a poesia, a filosofia e a ficção literária com forte carga reflexiva. As obras frequentemente exploram tensões entre pensamento e ação, passado e presente, individual e coletivo, criando atmosferas que oscilam entre o íntimo e o universal. O ritmo das narrativas varia, podendo ser contemplativo e psicológico em alguns casos, ou marcado por conflitos morais e políticos em outros, sempre com uma linguagem que privilegia a precisão e a profundidade. O catálogo sugere uma atenção especial a temas como a condição humana, o poder, a memória e as contradições sociais, com textos que dialogam tanto com a tradição clássica quanto com questões contemporâneas.
