
Título: O norte republicano propaganda e ação, Pernambuco (1875-1889)
Autor: Flávia Ribeiro Braga
Sinopse: "No final do Império Brasileiro, muitos eram os jovens que sonhavam e projetavam um futuro para o país, principalmente em busca do progresso científico e econômico. Dentre esses projetos, a república surgiu como alternativa política e, ao lado do abolicionismo, fervilhou as tensões entre os diversos grupos sociais do Império. Ainda mais especificamente, o republicanismo teve diversas vertentes, dentre as quais a parcela “revolucionária” ou “popular” que também ficou alheia à Proclamação. Este livro aborda um grupo de jovens, em sua maioria positivistas, que lutaram pela república, a partir de Pernambuco, entre 1875 e 1889. Em uma corrente alternativa, Pernambuco uniu-se ao Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul em defesa de uma republica positivista, a Ditadura Republicana. Com variações e adaptações específicas, o Partido Republicano de Pernambuco foi uma das poucas experiências a defender explicitamente o positivismo, aliar-se à liderança de Silva Jardim e a se unir a uma contrapropaganda interprovincial positivista que lutou contra a dominação sulista do Partido Republicano Nacional, liderado por Quintino Bocaiúva. Ao proporem a integração do proletário liberto, a partir de garantias sociais, por serem contrários à imigração e defenderem a abolição do legislativo, os positivistas em Pernambuco estão dentre as correntes políticas do final do Império no Brasil derrotadas com a ascensão da elite cafeicultora. Esta obra buscou abrir novos caminhos para futuros pesquisadores e contribuir para o conhecimento sobre o final da monarquia no Norte do Império, considerado “irrelevante” pela historiografia no contexto dos movimentos republicanos. O positivismo, enquanto doutrina política, revelou-se essencial para entender como determinados grupos – e regiões – buscaram um tipo alternativo de República, derrotado como projeto de Estado, mas duradouro como influência a longo prazo das gerações desiludidas com o novo regime no século XX"--Back cover.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “O norte republicano propaganda e ação, Pernambuco (1875-1889)”, de Flávia Ribeiro Braga, publicado pela editora Appris Editora, em 2021 e com 276 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Appris Editora
Páginas: 276
Ano: 2021
Edição: 1
Linguagem: pt
ISBN: 9786525006468
ISBN13: 9786525006468
Sobre a editora
Os livros da editora Appris Editora apresentam um olhar atento a temas contemporâneos e questões sociais, educacionais e culturais, com textos que transitam entre análises teóricas e relatos práticos. A experiência de leitura frequentemente envolve reflexões críticas sobre educação, saúde, direitos humanos e práticas profissionais, com uma linguagem que varia entre o acessível e o acadêmico, sempre com densidade conceitual. O catálogo indica uma preocupação com a formação de sujeitos em contextos diversos, desde a infância até a vida adulta, e com temas que dialogam com políticas públicas, inovação e práticas interdisciplinares. Há obras que exploram desde o ensino formal e suas metodologias até debates sobre sexualidade, envelhecimento, cultura e memória, revelando um perfil editorial que privilegia o aprofundamento e a problematização social.
