
Título: O PRIMEIRO GOLPE DO BRASIL
Autor: Lessa Ricardo
Sinopse: “O primeiro golpe do Brasil” narra um período específico e definitivo da mal contada história do país, com impactos até os dias de hoje: o golpe de 1823, liderado pelo jovem português recém-coroado D. Pedro I. Com o manto de imperador, Pedro fechou a Assembleia Constituinte, que propunha um caminho liberal para o Brasil, perseguiu aliados e inspiradores, prendeu e baniu adversários, censurou a imprensa, cercou-se de conterrâneos despreparados, alimentou-se do escravismo e promoveu os escravistas. Por trás do oficialismo construído artificialmente, emerge uma figura que nada tem do herói garboso dos livros escolares. O autor, o premiado jornalista Ricardo Lessa, fez um minucioso trabalho de pesquisa em arquivos de vários países e revela os bastidores de um momento crítico do século 19, compreendidos entre a Independência, em 1822, e a Abdicação, em 1831. A partir de relatos da época e documentos, Lessa mostra que a cadeia de fatos desencadeada em 1823 reforçou o escravismo, a desigualdade e o elitismo no Brasil. O pano de fundo do livro é a disputa entre os que defendiam a manutenção dos privilégios da aristocracia e os republicanos constitucionalistas. Venceu o atraso, que nos ajuda a entender os últimos 200 anos do país.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “O PRIMEIRO GOLPE DO BRASIL”, de Lessa Ricardo, publicado pela editora Editora Máquina de Livros, em 2024 e com 176 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Editora Máquina de Livros
Páginas: 176
Ano: 2024
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6586339197
ISBN13: 9786586339192
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,285
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,10
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Máquina de Livros costumam explorar narrativas que combinam histórias pessoais e contextos sociais amplos, criando um diálogo entre o indivíduo e o coletivo. A leitura frequentemente revela trajetórias humanas marcadas por desafios sociais, políticos ou culturais, com uma linguagem acessível e envolvente que privilegia o relato direto e a reconstrução de fatos pouco conhecidos. O catálogo indica uma preferência por obras que mesclam biografia, reportagem e crônica, com ritmo que varia do íntimo e reflexivo ao investigativo e documental. Em meio a temas como política, saúde pública, música e movimentos culturais, há uma diversidade que vai do relato intimista à análise crítica, atendendo leitores interessados em histórias com densidade humana e impacto social.
