
Título: O que tem no fundo do rio: Crônicas fora de casa
Autor: Adriana Sydor
Sinopse: Crônicas fora de casa, o caminho entre o prazer e o repúdio Neste novo trabalho, Adriana Sydor nos leva para o outro lado do Atlântico, para dentro do cotidiano de uma curitibana na Terra do Pessoa, dos doces, vinhos e fados. E toda viagem da autora tem sempre excesso de bagagem, ela adora recolher coisas, impressões, imagens… Autoexilada numa cidade do interior, se mete em todo tipo de tarefas enquanto tenta, sem sucesso, manter a saudade distante. “estou entulhada de ausências. cada uma delas tem nome. algumas, sobrenome. o meu. outras quase têm o meu sobrenome.” Curitibaníssima feito personagem de Dalton Trevisan, ela vive as inquietudes tão comuns em Fernando Pessoa: quem sou, o que faço aqui, de quem devo me lembrar, isso tem algum sentido? “eu precisava saber do fundo do rio com a mesma intensidade com que o fundo do rio não precisa saber de nada. éramos, fundo do rio e eu, dois silêncios de correntezas, duas securas de águas transbordantes, duas possibilidades esgotadas. éramos, eu e fundo do rio, a rotina do lodo, da lama e de uma beleza encravada no avesso, que ninguém nunca não vê.” Bichos, plantas, bordados e calendários. Amores, saudade, prazeres e desejos. Usando tudo que pode do vocabulário (muito), a escritora trata as palavras com intimidade, faz moderna literatura que também funciona como diário de viagem, viagem do tipo interna. “todo o meu corpo se retraiu e eu soube que as águas transbordam só para esconder o fundo do rio, que é mistério feito de silêncios. eu vou navegar.” Parece até que o Caeiro do Pessoa leu o O que tem no fundo rio e depois escreveu algo assim: “O Tejo é mais belo que os rios que correm em Curitiba. E daí, o Tejo não é o Belém, o Atuba, o Barigui…”.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O que tem no fundo do rio: Crônicas fora de casa”, de Adriana Sydor, publicado pela editora Urutau, em 2025 e com 120 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Urutau
Páginas: 120
Ano: 2025
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 6559009467
ISBN13: 9786559009466
Sobre a editora
A experiência de leitura dos livros da editora Urutau revela um mergulho em textos densos, que transitam entre a poesia e a prosa, com forte presença de temas como a condição humana, relações afetivas complexas e a busca por sentidos em ambientes cotidianos ou simbólicos. O catálogo privilegia narrativas que exploram tensões internas, seja na intimidade da vida familiar, na investigação de mistérios urbanos ou na reflexão sobre identidades e memórias. A linguagem costuma ser elaborada, ora poética e simbólica, ora marcada por uma crueza direta, convidando o leitor a uma leitura atenta e contemplativa. Há obras que dialogam com o corpo, o desejo e a palavra, enquanto outras se apoiam em personagens femininas que desafiam estereótipos e enfrentam conflitos profundos.
