
Título: O Rebelde do Traço. A Vida de Henfil
Autor: Denis de Moraes
Sinopse: A obra conta a história do artista, que foi crítico ferrenho da ditadura militar e participou do processo de redemocratização do país. Escrito por um dos mais importantes biógrafos brasileiros, este livro mostra como Henfil cresceu e viveu para se tornar um dos maiores artistas de sua geração e como nasceram os personagens criados por ele. O rebelde do traço é também um livro de época dos melhores que o gênero já produziu sobre os anos 1970 e 1980, quando o país fez a travessia do sufoco para a abertura, vivendo o que um dos ditadores da vez chamou de transição lenta, gradual e segura. Não faltam casos e histórias. Aqui estão todos os conflitos, afetos e desafetos daqueles tempos incertos: as polêmicas, as brigas, os modismos e as fofocas. O Pasquim e sua patota, a censura, a tortura, a resistência, a luz no fim do túnel a luta pela anistia, as diretas, Tancredo, as patrulhas ideológicas e, bem ou mal, a democracia. Zuenir Ventura.
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “O Rebelde do Traço. A Vida de Henfil”, de Denis de Moraes, publicado pela editora José Olympio, em 2016 e com 392 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: José Olympio
Páginas: 392
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8503012731
ISBN13: 9788503012737
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,540
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,30
Sobre a editora
Os livros da editora José Olympio costumam oferecer uma experiência de leitura que alia profundidade histórica e literária a narrativas que exploram a formação pessoal e social dos personagens. O catálogo apresenta obras que transitam entre o romance de formação, biografias detalhadas e análises culturais, muitas vezes ambientadas em contextos históricos marcantes, como o Brasil rural e urbano do século XX ou a Europa em períodos de transformação. A linguagem varia do mais narrativo, com atenção à psicologia dos personagens, ao mais informativo, com textos que dialogam com a crítica literária e a pesquisa acadêmica. Essa diversidade sugere um público interessado tanto em ficção com densidade social quanto em estudos literários e históricos.
