
Título: O Seminarista
Autor: Bernardo Guimaraes
Sinopse: Eugênio cresce na companhia de Margarida, que se torna sua namorada. Os pais de Eugênio, porém, matriculam-no no seminário, pois querem que seja padre. Eles vêem nesse amor juvenil um perigo para o futuro do filho. Decidem, então, cortar definitivamente as esperanças de Eugênio, inventando a notícia do casamento de Margarida. Sentindo-se traído, o rapaz afoga nos estudos a sua mágoa e dedica-se à carreira eclesiástica. Quando o padre Eugênio reencontra Margarida, a paixão renasce violentamente, levando-os a um destino trágico.
Contexto da obra
Na ficção infantil, livros como este costumam ter um papel importante na aproximação da criança com a leitura. “O Seminarista”, de Bernardo Guimaraes, publicado pela editora MODERNA, em 2005 e com 104 páginas, integra a categoria Livros de Ficção Infantil. Por isso, o valor do livro costuma aparecer tanto na história quanto no vínculo de leitura que ele ajuda a criar.
Editora: MODERNA
Páginas: 104
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8516039641
ISBN13: 9788516039646
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,200
- Altura (cm): 20,80
- Largura (cm): 15,00
- Espessura (cm): 0,60
Sobre a editora
Os livros da editora Moderna costumam oferecer uma experiência de leitura que combina clareza e organização, especialmente voltada para o público escolar. O catálogo privilegia obras que promovem o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, com forte alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há um cuidado evidente em abordar conteúdos de forma interdisciplinar, valorizando tanto o protagonismo do aluno quanto a formação ética e cidadã. O tom das narrativas varia entre o didático e o literário, com algumas histórias infantis e juvenis que exploram temas sociais e emocionais de forma sensível. O ritmo dos textos é pensado para engajar estudantes, alternando entre atividades práticas e reflexões, com linguagem acessível e estimulante.
