
Título: O Significado do Século XX
Autor: Kenneth E. Boulding
Sinopse: A segunda grande transição na história da humanidade está ocorrendo em seu período médio, atentando-se que a passagem da sociedade pré-civilizada para a civilizada constituiu a primeira transição, fase por que ainda passam, em regiões remotas, alguns povos. Constituirá a segunda grande transição, a passagem da fase civilizada para a pós-civilizada, ou tem termos preferidos por outros, para a sociedade desenvolvida ou tecnológica. História / Sociologia
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Significado do Século XX”, de Kenneth E. Boulding, publicado pela editora Fundo de Cultura, em 1966 e com 121 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Fundo de Cultura
Páginas: 121
Ano: 1966
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 0000471984
ISBN13: 9000000471986
Sobre a editora
Os livros da editora Fundo de Cultura apresentam uma leitura que privilegia análises detalhadas e reflexões históricas, com foco em temas como comportamento humano, relações internacionais e transformações sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram desde o estudo do comportamento individual em ambientes profissionais até narrativas que abordam a evolução do pensamento político e econômico. O tom varia entre o didático e o analítico, com obras que mesclam relatos históricos e ensaios conceituais, muitas vezes com linguagem precisa e rigorosa. Há obras que exploram a história das ciências e da economia, enquanto outras se dedicam a estudos sociológicos sobre revoluções e relações culturais. O catálogo sugere um equilíbrio entre textos mais teóricos e outros que apresentam uma narrativa histórica mais descritiva.
