Sinopse: Amigo do jacaré, da joaninha e da minhoca, um medroso tatu se enrola toda vez que sente uma ameaça. Acabamento: Brochura. Peso: 120g. Dimensões: 26 x 20 x 0.1.
Contexto da obra
Dentro do catálogo, este livro pode ser situado a partir do tema, da autoria e da proposta editorial. “O Tatu Medroso”, de Ducarmo Paes, publicado pela editora Sowilo e com 24 páginas, integra a categoria Infantil - Poesia. Esse enquadramento pode tornar mais clara a proposta do livro e o tipo de interesse que ele costuma despertar.
A leitura dos livros de Ducarmo Paes traz um universo infantil marcado por personagens que enfrentam desafios simples, mas carregados de emoção e identidade. O ritmo é leve e acessível, com uma narrativa que combina momentos de humor e ternura, frequentemente explorando temas de amizade, pertencimento e superação. A prosa convida a uma imersão visual, com descrições que despertam imagens coloridas e vivas na mente do leitor, especialmente crianças. A tensão se constrói a partir de situações cotidianas transformadas em pequenas aventuras, onde o foco está na sensibilidade dos personagens diante de suas dificuldades. O tom geral é acolhedor e otimista, mesmo quando trata de perdas ou medos, deixando no ar uma sensação de esperança e descoberta.