
Título: O Tempo. As Palavras - Caixa
Autor: Clarice Lispector
Sinopse: Mergulhar em As palavras, livro que reúne fragmentos da obra de Clarice Lispector, com curadoria de Roberto Corrêa dos Santos, é quase como presenciar uma declaração dupla de amor. Amor do acadêmico e pesquisador pela obra de Clarice, que transparece na seleção das frases, pinçadas com o intuito de revelar a genialidade da escrita da autora e de inserir o leitor em seu universo poético. E amor de Clarice pela vida, pela busca incessante em tentar expressar em palavras aquilo que parece indizível: os sentimentos, o mundo interior. A seleção inclui todo tipo de escrita realizada pela autora. Há desde trechos de romances, contos e crônicas, até cartas e anotações pessoais. As frases revelam Clarice em diferentes etapas de sua vida, já que estão presentes trechos de seu romance de estreia, Perto do coração selvagem, escrito quando ela tinha apenas 19 anos, até fragmentos de seu último livro, Um sopro de vida, publicado postumamente em 1978. Em O tempo, Clarice Lispector faz aparições. A presença da escritora mostra-se em forma de frases, enunciados, sensações e pensamentos. O material foi cuidadosamente escolhido em parte da obra da grande escritora. Em um prosseguimento ao que havia iniciado em As Palavras, desta vez o curador coleta frases de Clarice em Minhas queridas, Cartas perto do coração, Laços de família, Felicidade clandestina, O Lustre, A cidade sitiada e A maçã no escuro. O resultado é uma coletânea que retrata, acima de tudo, o modo como pensava Clarice, seu senso de humor refinado e sagaz, suas fraquezas e franqueza. Enfim, sua forma de ver o mundo apresentada por meio de sua melhor aptidão: o texto. A coletânea é indicada tanto a quem está tendo um primeiro contato com Clarice Lispector quanto para aqueles leitores-especialistas, que irão recordar passagens repletas de sabedoria verbal, plástica, afetiva, filosófica, poética e artística.
Contexto da obra
Como obra de referência, um livro como este costuma ganhar valor sobretudo pela utilidade constante. “O Tempo. As Palavras – Caixa”, de Clarice Lispector, publicado pela editora Rocco, em 2016 e com 576 páginas, integra a categoria Livros de Dicionários e Referência. Na prática, isso deixa mais claro o papel do livro como apoio contínuo de consulta.
Editora: Rocco
Páginas: 576
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8532513417
ISBN13: 9788532513410
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,919
- Altura (cm): 23,50
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 3,50
Sobre a editora
Os livros da editora Rocco apresentam uma experiência de leitura que transita entre narrativas densas e envolventes, com personagens complexos e temas que exploram tanto conflitos históricos e sociais quanto dilemas íntimos e pessoais. O catálogo revela obras que abordam desde epopeias antigas, como batalhas e mitos, até questões contemporâneas como violência urbana, saúde mental e desafios profissionais. A linguagem varia entre o poético e o direto, com textos que podem ser ao mesmo tempo reflexivos e tensos, ora com ritmo acelerado, ora mais contemplativo. A diversidade editorial permite encontrar títulos que mesclam ficção, ensaio, biografia e literatura juvenil, evidenciando uma preocupação em dialogar com públicos variados, sem perder a profundidade e o rigor narrativo.
