
Título: Opúsculos morais: Operette morali
Autor: Giacomo Leopardi
Sinopse: Giacomo Leopardi compôs as Operette morali (Opúsculos morais) em 1824, 1825, 1827 e 1832, com exceção das duas publicadas neste volume, no Apêndice, que são de 1822 e que o autor exclui na edição ne varietur e aqui se incluem pelas razões dadas na Apresentação. O leitor poderá conhecer através da leitura de Opúsculos o ponto culminante do pensamento filosófico e da excepcional arte literária e poética do escritor de Recanati. Foram compostos em prosa, mas tão original que é realmente poesia, nascida de um atormentado pensamento filosófico, onde sátira impiedosa, paixão e compaixão misturam-se e se aglutinam para desmistificar com lucidez intelectual única as vãs e estultas ilusões dos homens que gostam de enganar-se por não ter a coragem de ver a terrível realidade em que estão imersos.
Contexto da obra
Na crítica literária, livros como este costumam ampliar a leitura de autores, obras e tradições. “Opúsculos morais: Operette morali”, de Giacomo Leopardi, publicado pela editora Hucitec, em 1992 e com 285 páginas, integra a categoria Livros de Crítica Literária. Na prática, isso ajuda a situar o livro como apoio valioso para quem quer ler obras e autores com mais contexto.
Editora: Hucitec
Páginas: 285
Ano: 1992
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8527101750
ISBN13: 9788527101752
Sobre a editora
Os livros da editora Hucitec convidam a uma leitura que atravessa campos do conhecimento acadêmico e da reflexão crítica, com forte presença das ciências humanas e sociais. A experiência de leitura pode ser densa e interdisciplinar, mesclando análises teóricas com relatos de práticas profissionais e estudos de caso. O tom varia entre o ensaístico e o didático, frequentemente abordando temas sociais, culturais e políticos em contextos brasileiros, como saúde pública, economia, educação e artes cênicas. A linguagem é, em geral, precisa e orientada para leitores que buscam aprofundamento, seja em debates contemporâneos ou em trajetórias históricas e culturais. O catálogo da Hucitec oferece obras que dialogam com públicos interessados em pensamento crítico, estudos culturais, políticas públicas e processos sociais, com textos que oscilam entre o mais narrativo e o mais informativo.
