
Título: Os agentes indígenas do Alto Xingu
Autor: Marina Pereira Novo
Sinopse: Lugares de "fronteiras" como a autora argumenta, potencialmente de circulação de pessoas, práticas e saberes, que configurariam situações de "intermedicalidade/interculturalidade", mas que dificilmente podem ser pensadas como equitativas. O que emerge dos relatos e das descrições feitos por Marina Novo são conflitos e ambiguidades, negociações duras. Fronteiras que procuram muito mais marcar uma oposição entre "nós/eles" do que propriamente promover uma articulação/circulação entre diferentes saberes e práticas de cuidados em saúde.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os agentes indígenas do Alto Xingu”, de Marina Pereira Novo, publicado pela editora Paralelo 15, em 2010 e com 176 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Paralelo 15
Páginas: 176
Ano: 2010
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Paralelo 15 convidam o leitor a refletir sobre temas ligados à organização social, trabalho e suas implicações na vida humana. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram relações entre sofrimento, saúde mental e identidade no ambiente profissional, além de abordagens críticas sobre tecnologia, sociabilidade urbana e questões regionais brasileiras. O tom é predominantemente analítico e acadêmico, com foco em debates transdisciplinares e estudos de caso que cruzam história, psicodinâmica e políticas sociais. O catálogo apresenta obras que dialogam com públicos interessados em ciências sociais, humanas e políticas, mesclando análises históricas e contemporâneas.
