
Título: Os estranhos caminhos do nosso dinheiro
Autor: Ladislau Dowbor
Sinopse: Este pequeno livro segue um preceito interessante para entender a sociedade, que é seguir os caminhos do dinheiro. Estranho mesmo é que possamos chegar até a universidade sem nunca ter tido uma aula sobre este que é o principal instrumento das deformações dos processos econômicos e sociais. As pessoas podem gostar do dinheiro, mas entender como funciona, e como o nosso dinheiro é apropriado e por quem, fica perdido na neblina. Hoje tem gente que trabalha e produz riqueza. Mas o dinheiro nem sempre acompanha o produtor. A linguagem aqui é para quem justamente nunca teve uma aula sobre dinheiro, sobre como funciona este curioso mecanismo em que se gera uma distância crescente entre quem produz e quem ganha.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os estranhos caminhos do nosso dinheiro”, de Ladislau Dowbor, publicado pela editora Fundação Perseu Abramo, em 2013 e com 72 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Fundação Perseu Abramo
Páginas: 72
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8576432099
ISBN13: 9788576432098
Sobre a editora
Os livros da editora Fundação Perseu Abramo oferecem uma leitura densa e crítica, focada em temas como política, economia, história e questões sociais brasileiras. A experiência de leitura costuma envolver análises detalhadas de fenômenos contemporâneos e históricos, com textos que discutem desde a manipulação da mídia até transformações no mundo do trabalho e debates sobre racismo estrutural. O catálogo privilegia obras que dialogam com o pensamento político e social, muitas vezes a partir de perspectivas críticas e reflexivas, contemplando tanto narrativas mais analíticas quanto relatos documentais. O tom geral é sério e informativo, com ritmo que varia entre ensaios aprofundados e textos que estimulam o debate público.
