
Título: Os Livros da Unicamp
Autor: Maria de Loudes da Conceição Cunha
Sinopse: Análise das obras, resumos, seleções de fragmentos e questionários. Tarde (Olavo Bilac), Carta de Achamento do Brasil (Pero Vaz de Caminha), O Ateneu (Raul Pompeia), Niketche: Uma História de Poligamia (Paulina Chiziane) e Seminário dos Ratos (Lygia Fagundes Telles). Didáticos / Técnico / Educação
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os Livros da Unicamp”, de Maria de Loudes da Conceição Cunha, publicado pela editora RM, em 2023 e com 266 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: RM
Páginas: 266
Ano: 2023
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora RM revelam um interesse consistente por imagens que dialogam com a arte, a história e a memória, especialmente por meio da fotografia e da arquitetura. A leitura desses títulos costuma envolver uma experiência visual densa, onde o ritmo se constrói pela sequência de imagens e textos que exploram desde retratos artísticos até registros documentais e políticos. O catálogo apresenta obras que transitam entre o ensaio visual e a narrativa fotográfica, com temas que vão do surrealismo e do modernismo à crítica social e política, muitas vezes com um tom contemplativo e reflexivo. Há títulos que propõem uma imersão em universos estéticos específicos, como o da arquitetura moderna ou da fotografia de rua, enquanto outros se aproximam de relatos históricos e culturais, sugerindo uma diversidade de abordagens dentro de um mesmo campo visual e temático.
