
Título: Os Mucker: A tragédia histórica do Ferrabrás
Autor: Ambrósio Schupp
Sinopse: Trata-se, por outra da história verídica do surgimento, quase enigmático, dos excessos sangrentos e do desfecho nos anos de setenta do século XlX entre colonos teutos da província do Rio Grande do Sul, no então Império Brasileiro. Muitas testemunhas oculares e não poucos participantes daqueles sucessos de antanho ainda vivem na atualidade [1900], sendo que de sua boca, o autor colheu boa parte dos informes.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os Mucker: A tragédia histórica do Ferrabrás”, de Ambrósio Schupp, publicado pela editora Martins Livreiro, em 1993 e com 341 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Martins Livreiro
Páginas: 341
Ano: 1993
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Martins Livreiro costumam mergulhar em temas ligados à história e cultura do Rio Grande do Sul e de seus povos, com narrativas que transitam entre o rigor documental e o tom coloquial. A experiência de leitura varia entre obras que explicam tradições indígenas e arqueológicas de forma didática e ilustrada, e outras que exploram causos regionais com humor e linguagem popular. O catálogo revela uma atenção especial à memória cultural, com textos que abordam desde a imigração até a política local, passando por mitos e relatos de mistério. Há obras mais informativas e acadêmicas, enquanto outras privilegiam o tom narrativo e reflexivo, com ritmo que pode ser tanto cadenciado quanto leve e descontraído.
