
Título: Os órfãos de Ruanda
Autor: Elmore Leonard
Sinopse: Frei Terry Dunn era um controverso missionário americano da ordem de São Martin dos Porres. Em Ruanda, onde ele morava, só rezava a missa de vez em quando, e ouvia as confissões se tinha vontade, alem disso suspeitavam que ele e a sua governanta eram mais do que patrão e empregada. Na verdade, Terry não era padre coisa nenhuma. Ele estava sendo acusado de contrabando de cigarros, e acabou fugindo dos Estados Unidos para a paróquia de um tio, frei Toreki. Ao longo dos cinco anos que permaneceu em Ruanda, ele presenciou cenas de genocídio, conseqüência da terrível guerra civil travado entre as etnias Tutsis e Hutus, e com a morte do tio, passou a substitui-lo. Depois de receber a notícia do falecimento de sua mãe, Terry decide voltar para Detroit, planejando executar um grande golpe. A idéia era passar de paróquia em paróquia, e enganar os fiéis pedindo contribuições para os pobres órfãos de Ruanda, de quem o suposto missionário tinha fotos de partir o coração. O que Terry não podia imaginar é que se envolveria com Debbie Dewey, uma ex-presidiária que pretendia se vingar do ex-marido, por quem fora habilmente enganada. Juntos, eles acabariam aplicando um golpe muito maior do que o previsto, arrancando dinheiro até da máfia. Órfãos de Ruanda não nega a fama do autor, Elmore Leonard, conhecido por seus romances violentos e cativantes. Cheio de reviravoltas, o livro narra com bom humor e agilidade uma história surpreendente e imprevisível. Terry se utiliza da muita lábia, driblando capangas e mafiosos, e passando a perna até na própria namorada, tudo para conseguir por a mão em duzentos e cinqüenta mil dólares. O livro ainda retrata cenas de genocídio em Ruanda, fugindo um pouco dos cenários clássicos dos romances do autor, como Florida e Detroit.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os órfãos de Ruanda”, de Elmore Leonard, publicado pela editora Rocco, em 2003 e com 241 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Rocco
Páginas: 241
Ano: 2003
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8532514871
ISBN13: 9788532514875
Sobre a editora
Os livros da editora Rocco apresentam uma experiência de leitura que transita entre narrativas densas e envolventes, com personagens complexos e temas que exploram tanto conflitos históricos e sociais quanto dilemas íntimos e pessoais. O catálogo revela obras que abordam desde epopeias antigas, como batalhas e mitos, até questões contemporâneas como violência urbana, saúde mental e desafios profissionais. A linguagem varia entre o poético e o direto, com textos que podem ser ao mesmo tempo reflexivos e tensos, ora com ritmo acelerado, ora mais contemplativo. A diversidade editorial permite encontrar títulos que mesclam ficção, ensaio, biografia e literatura juvenil, evidenciando uma preocupação em dialogar com públicos variados, sem perder a profundidade e o rigor narrativo.
