
Título: Os Pacientes de Freud. Destinos
Autor: Mikkel Bor Jacobsen
Sinopse: São muito conhecidas as personagens que Freud descreveu nas suas narrativas de casos: Elisabeth von R., Dora, o Homem dos ratos, o Homem dos lobos; mas nada se conhece das pessoas reais que se escondem por detrás desses pseudónimos: Bertha Pappenheim, Ilona Weiss, Ida Bauer, Ernst Lanzer, Sergius Pankejeff. E que se sabe daqueles pacientes sobre os quais Freud escreveu pouco ou nada: Pauline Silberstein (que se suicidou atirando-se do cimo do imóvel do seu analista), Olga Hönig (a mãe do "pequeno Hans"), Elfriede Hirschfeld, Karl Mayreder, Viktor von Dirsztay, a herdeira lésbica Margarethe Csonka, o psicótico Carl Liebman, etc? Mikkel Borch-Jacobsen reconstitui com precisão as suas histórias - algumas com algo de cómico na tragédia imanente de quase todas - sempre impressionantes e comoventes. São, no total, 31 destinos que muitas vezes se cruzam, 31 retratos de pacientes desconhecidos até hoje, que nos ensinam mais sobre a prática clínica efetiva de Freud do que as suas narrativas de casos. E, em pano de fundo, todo um mundo que desapareceu, o da Viena do fim do Império austro-húngaro, que revive nostalgicamente diante de nós como um último passo de valsa.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os Pacientes de Freud. Destinos”, de Mikkel Bor Jacobsen, publicado pela editora Texto & Grafia, em 2016 e com 248 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Texto & Grafia
Páginas: 248
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9789898811240
ISBN13: 9789898811240
Sobre a editora
Os livros da editora Texto & Grafia convidam o leitor a uma imersão em narrativas densas e reflexivas, que transitam entre análises históricas, filosóficas e sociopolíticas. A experiência de leitura frequentemente envolve textos que combinam rigor documental com uma linguagem acessível, mas sem abrir mão da profundidade crítica. O catálogo sugere obras que exploram desde a história das civilizações até debates contemporâneos sobre economia, política e cultura, com um tom que varia entre o ensaístico e o narrativo. Há uma atenção clara à contextualização histórica e à interpretação crítica, que pode ser percebida tanto em estudos sobre figuras históricas quanto em reflexões sobre fenômenos sociais e culturais. Essa combinação cria um ambiente para leitores interessados em compreender processos complexos por meio de abordagens que privilegiam o detalhamento e a análise cuidadosa.
